quinta-feira, 23 de maio de 2013

Equipe de pesquisadores da UFRN descobre nova estrela gêmea solar

Boa tarde galera. Como sabem, sou graduando de química licenciatura na UFRN. E como estudante da UFRN, sinto-me no dever de publicar e divulgar esta grande descoberta da Universidade.

No último dia 17, uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fez o anúncio da descoberta da estrela gêmea solar conhecida como a mais distante da Via Láctea, que recebeu o nome de CoRot Sol 1. A estrela possui valor de massa e composição química equivalente a do Sol.

equipe de cientistas responsável pelo anúncio é composta por José Dias do Nascimento, da UFRN, que lidera o grupo; Jefferson Soares Costa e Matthieu Castro, também da UFRN; Yochi Takeda, do Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ); Gustavo Porto de Mello, do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Jorge Melendéz, da Universidade de São Paulo (USP).

A descoberta permite desvendar o futuro próximo da estrela central do nosso sistema solar, além de dar aos astrônomos a oportunidade de testar as atuais teorias da evolução estelar e solar, em uma estrela gêmea solar evoluída e observada. A notícia foi repercutida em jornais do mundo todo.



Além da UFRN, a pesquisa recebeu o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário