terça-feira, 16 de julho de 2013

Nova tabela periódica divulgada pela IUPAC

Antes de continuar o curso com o material sobre os Metais Alcalinos, gostaria de portar aqui em primeiríssima mão, a nova tabela periódica divulgada pela IUPAC.

Estão incluídos os elementos recém-descobertos em 2012: Flevorio, Fl (Z=114); Levermorio, Lv (Z=116).


Bons estudos.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Metais Alcalinos

Olá galera estudiosa. Conforme prometido estou postando aqui o primeiro material sobre os grupos da tabela periódica. Começando pelos elementos do grupo 1,com exceção do hidrogênio, os METAIS ALCALINOS.

Os elementos do grupo 1, os metais alcalinos, são lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio. Não abordarei o frâncio, o qual existe na natureza em pequeníssima quantidade e é altamente radioativo. Todos os elementos são metálicos e formam compostos iônicos simples, a maioria dos quais são solúveis em água.Os elementos formam um número limitado de complexos e compostos organometálicos.
Todos os elementos do grupo 1 são metais com configuração eletrônica ns¹. Eles conduzem eletricidade e calor, são macios e têm pontos de fusão baixos que diminuem ao descermos no grupo. A maciez e os baixos pontos de fusão vêm do fato de que a ligação metálica é fraca, pois cada átomo contribui com somente um elétron para a banda de orbitais moleculares. Todos eles adotam uma estrutura cúbica de corpo centrado similar a seguinte imagem: 
Uma vez que esta estrutura não é de empacotamento compacto, todos eles tem baixas densidades. Todos os metais formam ligas.

As propriedades químicas dos elementos do grupo 1 se relacionam com a tendência nos seus raios atômicos.
O aumento do raio atômico do lítio até o frâncio leva a diminuição da primeira energia de ionização (energia necessária para retirar um elétron do nível de valência) à medida que descemos no grupo, pois o elétron fica cada vez mais distante do núcleo, sofrendo assim menor atração pelo mesmo.Uma vez que as suas primeiras energias de ionização são baixas, os metais são reativos, formando facilmente M+ e com facilidade cada vez maior à medida que descemos no grupo. Assim. o lítio reage suavemente com a água, o sódio vigorosamente, o potássio reage de maneira tão exotérmica (liberação de energia em forma de calor) que o hidrogênio liberado se inflama, e o rubídio e o césio reagem explosivamente.

Espero que esse pequeno resumo sobre os metais alcalinos os ajudem nos estudos.

Bons estudos.